CEOM

CEOM
Nossa Escola

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Relatório da Jornada Pedagógica 2011

        Jornada Pedagógica 2011 (01 a 04 de fevereiro de 2011)

Instrumento de Registro da Unidade Escolar

Escola:

COLÉGIO ESTADUAL OTÁVIO MANGABEIRA - CEOM

Município:

ITAMARAJU-BAHIA

DIREC: 

08 - EUNÁPOLIS


 

  1. Formato e logística


 

- Quais turnos e horários de funcionamento da Jornada na escola?


 

( x ) Manhã – Início: 8:00 horas     Término: 11horas

( x ) Tarde – Início:13:45 horas     Término: 17:30 horas

( x ) Manhã – Início: 8:00 horas Término: 12 horas

( x ) Manhã – Início: 8:00 horas Término: 12 horas


 

Quantitativos:

Categoria 

Profissionais lotados na unidade escolar 

Profissionais participantes da Jornada

Professor 

20 professores

19 professores.

Coordenadora pedagógica

1

1

Gestores (incluir vice) 

3

3

Equipe da DIREC 

_______________

 

Outros 

3

Joseane (segmento de pais do Colegiado Escolar), Nainara (SEC), Rosa (Coordenadora/DIREC)


 

- Organização do evento (recursos, disposição do espaço, alimentação etc.)

Vários recursos foram utilizados para a realização da Jornada no CEOM, como cópias de textos disponibilizados no portal da SEC, TV pen drive, quadro branco, notebook e um projetor de slides cedido pela UAB. O espaço físico caracteriza-se em uma sala ventilada, com um bebedouro à disposição dos participantes do evento, uma mesa com cafezinho durante todo o evento e um delicioso lanche para os momentos de intervalo e integração.

"Dentro desse parâmetro, acolhendo os professores para que seja um evento organizado e agradável, o evento disponibiliza um intervalo para que todos que estejam participando da jornada possam lanchar, tomar uma água, tomar um café, comer uma fruta..."( depoimento da professora Débora).

- Descrição do cumprimento da programação (texto síntese)

A jornada pedagógica foi distribuída pelas unidades escolares com autonomia para o desenvolvimento e cumprimento da programação proposta pela Secretaria Estadual de Educação ( SEC). No primeiro dia pela manhã foi um encontrão coletivo com todos os professores e gestores das escolas estaduais de Itamaraju com uma abertura feita pela coordenadora Rosa Melo, em seguida realizou-se um momento cultural com vídeos, poesia e músicas. Na seqüência, apresentou-se o vídeo sobre o professor Anísio Teixeira e a abertura oficial da jornada realizada pela SEC e transmitida pela TV ESCOLA.

Após a apresentação dos vídeos, a coordenadora Délia fez algumas considerações sobre os conteúdos apresentados pela SEC. Esse primeiro dia da jornada encerrou-se com os diretores das unidades escolares que apresentaram a programação da continuidade da jornada em suas escolas. E, assim, todos se confraternizaram com um saboroso lanche.

À tarde, o encontro deu segmento na sua própria unidade escolar como de fato aconteceu com a nossa. Iniciou-se com a acolhida dos participantes do evento pela gestora Rubienes juntamente com os vices Jackson e Maria Marta. Nesse contexto, a gestora apresentou a equipe de professores e demais participantes do encontro, como representante do COLEGIADO, da SEC e da coordenação/DIREC. Após apresentação da equipe CEOM, aconteceu o estudo e reflexão do texto "Todos pela escola: garantindo o direito de aprender" mediada pela professora Solange Chagas que desencadeou uma discussão calorosa estabelecendo uma visão mais centrada de uma educação de qualidade. Em seguida à reflexão do texto, o vice-diretor apresentou os Indicadores Externos e Internos da escola. Esse primeiro dia finalizou-se com a apresentação da proposta para o dia seguinte.

No segundo dia, iniciou-se com uma acolhida por meio de uma mensagem. Em seguida, os professores foram distribuídos em subgrupos de acordo com a modalidade e a área de ensino para levantamento das dificuldades de aprendizagens e sugestões para a melhoria do ensino-aprendizagem, baseados nos descritores de Língua Portuguesa e Matemática. Após o levantamento, foi realizada a socialização dos resultados e a distribuição da carga horária para os docentes. Depois do momento do lanche, os professores refletiram e registraram as perspectivas 2011: o que pode melhorar na escola e como pode melhorar com um olhar sobre as ações do PPP (Projeto Político Pedagógico da unidade) que se encontra em re-elaboração. Em seguida, os grupos socializaram as perspectivas com a interação dos gestores. No terceiro dia, a acolhida foi realizada pela gestora através de uma mensagem reflexiva. Os professores juntamente com a gestão elaboraram o planejamento da escola: projetos macros da rede e da escola nomeando professores responsáveis para a articulação dos mesmos. Os professores dos três turnos, inclusive os docentes da Escola Anexa: Oziel Alves Pereira (Assentamento Bela Vista) planejaram a aula inaugural e, em seguida, cada professor socializou seu planejamento. Aconteceu um pequeno intervalo para o lanche e no retorno à sala os docentes foram organizados por área para a realização do plano de curso considerando as dificuldades apresentadas nos grupos. Foram entregues aos professores, planilhas, revistas e livros didáticos para que eles pudessem iniciar seus planejamentos. O trabalho encerrou-se e a gestora agradeceu a presença de todos nessa jornada pedagógica 2011 e que esse ano a educação possa ser gerada e desenvolvida por toda comunidade escolar envolvendo de fato "todos pela escola".

De acordo com a programação apresentada no Folder, apenas o Plano de Gestão não foi apresentado de forma integral, devido a ausência de um projetor de slides e a equipe gestora preferiu realizar um outro momento de forma mais ampla para a apresentação do Plano, do PDE Escola e de outros projetos afins.


 


 

  1. Aspectos pedagógicos da discussão


 


 

- Definições e perspectivas para a execução do planejamento escolar (texto síntese)


 

Dentro dos aspectos pedagógicos a equipe de professores coletivamente com a equipe gestora discutiu e elaborou o Planejamento Escolar 2011 do CEOM apresentando os projetos macros da escola/rede e responsáveis conforme tabela em anexo, dando ênfase na questão da interdisciplinaridade das temáticas assim sugeridas com o objetivo de todos os professores, funcionários, alunos e a comunidade em geral participarem desses eventos sócios-culturais que serão executados no decorrer do ano letivo propiciando uma aprendizagem mais prazerosa e significativa, com a realização de projetos como jogos esportivos, FACE (Festival anual da canção estudantil), TAL (Tempo de artes literárias), AVE (Artes visuais) e datas comemorativas com A Páscoa, O Dia Internacional da Mulher, Dia do índio, das mães, do livro, do Meio Ambiente; A banda marcial, gincana estudantil ( para as turmas do diurno), jogos e torneios ( para a turma do EJA), semana da Pátria, aniversário da escola, olimpíadas de Matemática e Língua Portuguesa e, por final, a festa de entrega de certificados da EJA. Ainda como parte de planejamento 2011 do CEOM, professores e gestores de forma coletiva discutiram e colocaram em pauta, alguns pontos a serem melhorados na escola e de que forma ou meio pudesse melhorar esses aspectos na visão da equipe CEOM. No fator pedagógico os turnos matutino, vespertino, noturno (extensão – Assentamento Bela Vista e EJA), expuseram as deficiências pedagógicas dentre as quais podemos destacar algumas: horário de entrada e saída dos alunos, acesso internet, uniforme para disciplina de Educação Física, Disciplina dos alunos, laboratório de informática, eventos específicos com a EJA, dentre outros aspectos. No fator gerencial da escola também a equipe CEOM coletivamente apontaram alguns fatores que necessitam melhorar dentre eles: horário, intervalo, sirene, entrega diário de classe com rapidez, merenda escolar, merendeira no turno noturno e comunicação. De um modo geral, e mais detalhado seguem em anexo as perspectivas para 2011 da equipe CEOM.

    


 

  1. Avaliação.


 

- Estratégias adotadas para solução de eventuais problemas
(texto síntese)


 

Dentro de uma visão geral do desenvolvimento da jornada pedagógica, pode-se avaliar como um trabalho positivo com o objetivo alcançado. No entanto, houve algumas pendências em relação ao cumprimento do cronograma do evento como a apresentação integral do Plano de Gestão que se deu imparcial, a elaboração do planejamento anual que apenas os professores iniciaram no momento da jornada. Alguns professores trabalham em outras unidades escolares e ficou complicado conciliar o horário. A estratégia adotada para suprir essa deficiência é de que os professores iriam nessa primeira semana de aula sentarem durante algum tempo para que pudessem realizar os planejamentos e os planos de curso. Cada professor na sua área, estabelecendo a interdisciplinaridade nos temas a serem trabalhados. Entretanto, o foco foi alcançado, pois a equipe gestora juntamente com a equipe pedagógica formou uma grande equipe a favor do CEOM, contribuindo para um desenvolvimento bom e objetivo do ano letivo 2011 e que uma andorinha só não faz verão, ou seja, toda comunidade escolar necessita da presença e participação de um gestor, de professores, dos alunos, dos funcionários, dos pais, da coordenação pedagógica, enfim de todos interessados em uma educação de qualidade.


 

- Relevância dos materiais pedagógicos disponibilizados (texto síntese)


 

Os materiais pedagógicos utilizados no momento da jornada pedagógica consistem em papel ofício, lápis, caneta, mensagens de incentivos, planilhas impressas para a realização dos planos, Datashow que devemos ressaltar a ausência de um na escola, pois conseguimos um emprestado somente para o primeiro dia da jornada, notebook também utilizado de terceiros.

- Outras considerações sobre o desenvolvimento da Jornada (texto síntese)


 

A jornada pedagógica foi um momento muito especial nesse início do ano letivo 2011, embasada em um contexto real onde a equipe gestora pode ter autonomia para trabalhar os projetos educacionais propostos pela SEC e encarar e discutir os problemas pedagógicos, os problemas político-pedagógicos e administrativos da escola. Dentre os aspectos positivos da jornada pedagógica podemos destacar a participação dos professores, a participação de pais, de representante do SEC, da secretária da coordenação pedagógica do Estado e a atuação efetiva da equipe gestora. Para a demanda de tarefas na execução da jornada a equipe gestora contou com a participação da professora Solange na discussão de um texto, a elaboração deste relatório elaborado pela professora Débora e num todo podemos enfatizar o compromisso e a seriedade que os professores expressaram em participar da jornada pedagógica como tivemos em massa os professores da extensão do Assentamento Bela Vista. A educação somente é válida e atinge seus objetivos propostos quando há um grupo, uma série de pessoas interessadas e voltadas para o desenvolvimento dela e que procuram melhorar a cada dia o bem estar do aluno na sala de aula fazendo com que o mesmo tenha prazer de vir à escola que é um lugar de saber e aprender.


 


 

RELATÓRIO ELABORADO PELA PROFESSORA DÉBORA BRITO, LOTADA NESTA UNIDADE ESCOLAR, JUNTAMENTE COM A EQUIPE GESTORA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário