CEOM

CEOM
Nossa Escola

domingo, 5 de setembro de 2010

Perfil dos Estudantes

PERFIL DOS ESTUDANTES
A atual clientela da escola são alunos provenientes de várias localidades do município, tanto da zona rural, da vizinhança próxima do centro, onde a escola é situada, bem como de bairros que ficam mais afastados da escola. A faixa etária dos alunos varia de 09 anos de idade aos 50 anos aproximadamente. Os discentes, em sua maioria, pertencem a uma classe social de baixa renda, cujos pais são profissionais assalariados, domésticas, operários, colhedores de café, visto que uma das atividades econômicas da região é a produção de café. Além dos familiares, muitos alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos que estudam no período noturno trabalham na colheita na época da safra, sendo, portanto, grande o número de evasão desse turno.
Como o município não oferece muitas opções de lazer e cultura, algumas das alternativas para os alunos são programas de TV e cinema, jogos de futebol, vôlei, visitas a parques e circos que se instalam na cidade provisoriamente e festas promovidas por companhias autônomas de eventos. A religião dos alunos é diversificada entre católicos, evangélicos e não praticantes.
Sabendo-se que os alunos, em sua maioria, provêm de famílias de baixa renda em que pais, avós, entre outros membros da família têm baixo nível de escolaridade, considera-se que as dificuldades de aprendizagem da maioria dos alunos são decorrentes da pouca leitura, da falta de incentivo e participação da família na vida escolar dos filhos e do próprio desinteresse dos alunos que pode ser resultado da pouca expectativa de melhoria do padrão social de vida. Contudo, a escola tem elaborado e colocado em prática projetos educativos no sentido diminuir estas dificuldades e graças ao trabalho e empenho do corpo docente, a escola está conseguindo mudar esta realidade, prova disso são as últimas notas da Prova Brasil que vêm mostrando que os alunos têm melhorado muito, alcançando com isso um bom desempenho, chegando a colocar a escola em primeiro lugar no município com o resultado do IDEB ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que correspondeu a 3,8 em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário